yalorixa Carmem lila neves da silva do terreiro Reino de Ogum e Iansã, Fraternidade Caboclo Ubiratã
(responsavel pela a caminhada esse ano )
A Ialorixá Cármen Lila diz que a responsabilidade com a condução dos trabalhos é encarada com muita fé, amor e lealdade com a missão: “não vivo da religião, e sim para a religião” afirma. O pedido do Reino de Ogum e Iansã, Fraternidade Caboclo Ubiratã, demonstrado através de faixas era de bênção aos bajeenses no bicentenário da cidade.
Carlos Alberto da Silva presidente da AEUB (associação espiritualista dos umbandista de bagé)
Segundo Silva, no Rio Grande do Sul, assim como Iemanjá, São Jorge é um dos orixás mais cultuados:
“porque Ogum está ligado ao espírito guerreiro do gaúcho” acredita.
Filhos da casa Reino de Ogum e Iansã, Fraternidade Caboclo Ubiratã que carregaram ogum durante a caminhada
A caminhada, que contou com a participação de mais de dois mil devotos, partiu da Praça da Matriz de São Sebastião, percorreu a avenida Sete de Setembro e terminou na Praça Esporte, onde também ocorreram atividades em homenagem a Ogum. A organização é da Associação Espiritualista de Umbanda de Bagé (Aeub). Este ano, a condução da imagem durante a procissão e a curimba com os ponto esteve a cargo do Reino de Ogum e Iansã, Fraternidade Caboclo Ubiratã, dirigido pela Ialorixá Cármen
Sarava ogum guerreira que o senhor com sua capa possa estar iluminando todos os filhos de fé.
Meu olhar
A caminhada de ogum estava linda como sempre uma ótima organização venho aqui postar umas fotos minhas, mas pode contar com uma fonte extra nesta vez com o jornal local jornal minuano aqui esta o link que quiser ver a reportagem do minuano pode ver www.jornalminuano.com.br
Também estavam presentes: a tenda espírita pai xangô dirigida pelo irmão Fernando, o centro espírita jureminha dirigido pela irmã helena correia Martins, o terreiro reino de jurema e ogum beira mar da irmã vera, o centro de umbanda ogum sete espada não lembro o nome do dirigente, e entre outros ao total estavam presentes 13 terreiras o que e um fato lamentável para uma cidade que conta com cerca de 350 terreiros, mas muitos preferem ficar em suas casas, mas que de forma alguma deixa menos bonita a nossa homenagem.
Estavam, todas terreiras lindas e estão de parabéns que ogum os abençoe para que o ano que vem estejamos todos reunidos mais uma vez para homenagia_lo.
13 yalorixas reunidos que participara da caminhada
23 DE ABRIL DE 2011