quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Polemica


Umbandista garante que não há sacrifício animal nos rituais da religião
A denúncia de que um cabrito vivo teria tido as patas decepadas durante um ritual na Vila Gaúcha, na noite do último domingo, ainda motiva debate na comunidade.
 
ARQUIVO JM
SOUZA: "trata-se de uma seita bárbara"
 

Ontem, o diretor de um centro de umbanda de Bagé compareceu até o Jornal MINUANO para esclarecer a situação. Conforme o líder há muito tempo os ritos que envolviam animais foram substituídos por trabalhos com ervas.
O umbandista Veraldo Lima de Souza é o diretor do Centro Nova Era e coordenador de Cultura e Comunicação da Associação Espiritualista de Umbanda de Bagé. "A umbanda não faz sacrifício animal e não trabalha com sangue. Por muitas vezes temos nossa imagem deturpada, mas eu desconheço essa casa, bem como o tipo de culto ou seita praticada", disse.
Conforme Souza, a AEUB trabalha para esclarecer e normatizar os ritos da religião no município e disse que a casa não deve ser filiada à associação. "Desconheço sacrifícios com crueldade, em alguns rituais que não são de umbanda, a faca, inclusive, deve estar bem afiada para que não cause dor ao animal. Somos solidários ao Núcleo de Proteção aos Animais, pelo tipo de oferenda, da maneira que foi descrita, trata-se de uma seita bárbara, que nunca será religião", afirma.
Sobre as cerimônias que envolvem animais, Souza cita o candomblé, conhecido popularmente como batuque na região Sul, aonde há a preocupação em realizar o rito sem causar dor. "Abolimos da umbanda o sacrifício animal há diversos anos, desde então, tudo é feito com ervas. Isso contraria os princípios e regras da religião, e também o bom senso do praticante", garante.

Projeto de Lei
O diretor de umbanda entende que o caminho para o esclarecimento é a criação de um Projeto de Lei que proíba as cerimônias que envolvam o sacrifício animal. Conforme Souza, o município de São Paulo já possui legislação específica e ele torce para que a regulamentação se estenda para todo o país. "É uma prática que deturpa a religião, prejudica o meio ambiente e também agride os moradores que passam a ficar com medo de que o trabalho se volte para si", entende.
O Núcleo Bageense de Proteção aos Animais (NBPA) também esclarece que não é contra a realização de cultos e ritos que envolvam oferendas animais, visto que, a prática por religiões africanas é amparada por lei. No entanto, se manifesta contrário à tortura e mutilação de animais ainda em vida para qualquer finalidade.

Nação Jeje Ijexá se responsabiliza por culto
***
No fim da tarde de ontem, o babalorixá do culto afro Nação Jeje Ijexá, Rogério Crepaldi, entrou em contato com a reportagem do Jornal MINUANO a fim de explicar a polêmica acerca do sacrifício do cabrito. Conforme Crepaldi, o ritual envolveu o sacrifício de um cabrito e duas cabritas. "Trata-se de uma obrigação religiosa que fiz para um filho de religião. Não houve nenhum tipo de mutilação aos animais, eu não ia oferecer ao meu orixá um animal mutilado ou judiado", explica.
O babalorixá disse também que os animais foram sacrificados dentro da residência, em frente ao quadro de santo e em seguida foram removidos para os fundos onde foi dado sequência ao rito. No local, foi retirado o couro dos animais para a confecção de tambores e de parte dos órgãos para oferecimento aos orixás. No sábado, o ritual será finalizado e o churrasco da carne dos cabritos será oferecido ao público que frequenta a casa.
          conteúdo do site do jornal minuano 

 
A o meu ver
Acho que o senhor Veraldo deveria medir melhor a suas palavras nos meios de comunicação e primeiramente antes de sair falando pela associação deveria averiguar o os fatos eu pessoalmente não sei o que de fato aconteceu, mas acredito que no meio dessa polemica também tenha um pouco de preconceito da parte de pessoas que são de religiões protestantes.
E acho que como todo bom religioso o senhor veraldo não deveria ter tanto preconceito com os irmãos de matriz africana; e só para informá-lo toda manifestação religiosa que não for católica no Brasil e considerada seita então senhor veraldo a sua umbanda também e uma seita.
 E claro que se este animal foi cruelmente sacrificado eu concordo que o núcleo de proteção aos animais tomem as devidas providencias e puna os responsáveis pela crueldade.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Umbandistas homenageiam São Jorge em caminhada de fé em Bagé

   yalorixa Carmem lila neves da silva  do terreiro Reino de Ogum e Iansã, Fraternidade Caboclo Ubiratã
(responsavel pela a caminhada esse ano )
A Ialorixá Cármen Lila diz que a responsabilidade com a condução dos trabalhos é encarada com muita fé, amor e lealdade com a missão: “não vivo da religião, e sim para a religião” afirma. O pedido do Reino de Ogum e Iansã, Fraternidade Caboclo Ubiratã, demonstrado através de faixas era de bênção aos bajeenses no bicentenário da cidade.
                                                     Carlos Alberto da Silva presidente da AEUB
                                                (associação espiritualista dos umbandista de bagé)
      Segundo Silva, no Rio Grande do Sul, assim como Iemanjá, São Jorge é um dos orixás mais cultuados:
                        “porque Ogum está ligado ao espírito guerreiro do gaúcho” acredita.
Filhos da casa  Reino de Ogum e Iansã, Fraternidade Caboclo Ubiratã que carregaram ogum durante a caminhada
A caminhada, que contou com a participação de mais de dois mil devotos, partiu da Praça da Matriz de São Sebastião, percorreu a avenida Sete de Setembro e terminou na Praça Esporte, onde também ocorreram atividades em homenagem a Ogum. A organização é da Associação Espiritualista de Umbanda de Bagé (Aeub). Este ano, a condução da imagem durante a procissão e a curimba com os ponto esteve a cargo do Reino de Ogum e Iansã, Fraternidade Caboclo Ubiratã, dirigido pela Ialorixá Cármen
Sarava ogum guerreira que o senhor com sua capa possa estar iluminando todos os filhos de fé.

Meu olhar
A caminhada de ogum estava linda como sempre uma ótima organização venho aqui postar umas fotos minhas, mas pode contar com uma fonte extra nesta vez com o jornal local jornal minuano aqui esta o link que quiser ver a reportagem do minuano pode ver www.jornalminuano.com.br
Também estavam presentes: a tenda espírita pai xangô dirigida pelo irmão Fernando, o centro espírita jureminha dirigido pela irmã helena correia Martins, o terreiro reino de jurema e ogum beira mar da irmã vera, o centro de umbanda ogum sete espada não lembro o nome do dirigente, e entre outros ao total estavam presentes 13 terreiras o que e um fato lamentável  para uma cidade que conta com cerca de 350 terreiros, mas muitos preferem ficar em suas casas, mas que de forma alguma deixa menos bonita a nossa homenagem.
Estavam, todas terreiras lindas e estão de parabéns que ogum os abençoe para que o ano que vem estejamos todos reunidos mais uma vez para homenagia_lo.
13 yalorixas reunidos que participara da caminhada

23 DE ABRIL DE 2011

domingo, 10 de abril de 2011

7 saia e exu rei

Esses dois são os irmãos Telmo e irmã Márcia que estão de parabéns pela espiritualidade um sarava a esses irmão que o exu rei ea 7 saia possa estar nos abençoando com suas luz e sempre dando cada vez mais força para esses irmãos axe

sexta-feira, 18 de março de 2011

Rainha das almas e lu de Iansã

entrada triunfal

filhos da casa
rainha das almas arrasando
Mais uma vez eu venho com muito prazer escrever sobre essa grande pomba-gira que e a rainha das almas. Numa passada pelo o Orkut eu vi que a nossa querida irmã lu tinha postado as fotos da festa da rainha das almas e fui conferir a cada foto que eu passava eu ficava de boca aberta olhei todos os álbuns da festa mais de uma vez a procura da foto certa, mas eu não conseguia escolher qual era melhor são todas lindas ai mais uma vez eu pensei vou quebrar o protocolo do blog que era colocar uma foto só. De fato a minha vontade era colocar todas.
Mais uma vez a nossa querida lu esta de parabéns por essa grande noite de magia que ofereceu a rainha das almas que conserteza se recebeu essa grande festa foi pelos seus próprios méritos salve a rainha das almas que já tem um admirador em Bagé
A e não esquecendo os filhos da casa também estão de parabéns.


sábado, 5 de março de 2011

EPARREIO NOSSA RICA MÃE

Depois de uns dias de férias nada melhores em voltar a fazer um post homenageando essa rica mãe e nos não poderíamos escolher outra pessoa a não ser o pai Zé de oya que uma pessoa que acolhe as pessoas muito bem na sua casa. Conhecedor da doutrina de sua casa posso falar sempre foi bem acolhido inclusive pela das almas pomba-gira que adoro. o nosso ago a esse irmão de matriz africana  que  a mãe Iansã cubra todos nos com o seu manto nos livrando de todo mal livrando nossas casas de ventos e tempestades e que encha cada vez mais esse irmão de força paz no seu coração para que ele sempre toque uma roda de nação linda como e de seu habito. Parabéns irmão Zé de oya

domingo, 13 de fevereiro de 2011

ALUPANDE CUMADRE

Inicialmente o nosso blog era só para umbandistas bageenses, mas ao ver as fotos da nossa querida Irma Lu de Porto Alegre não resistimos a essa linda comadres, ou seja, rainha das almas quando olhei as fotos logo vi que era uma gira que merecia que nos postasse uma foto dela assim como nos moderadores desse blog ficamos encantados com a sua beleza espiritualidade tenho certeza que não tem quem não se encante com ela.
 A nossa querida Irma lu esta de parabéns pela sua espiritualidade e pela gira.
  E que a rainha das almas possa estar sempre nos defendendo de todo mal e nos dando cada vez mais força o nosso alupande pra essa pomba-gira de luz
E o nosso sarava a querida Lu e o nosso muito obrigado por ter nos dado o prazer de ter uma foto dela no nosso blog.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

QUIMBANDA LINDA E BEM TOCADA

ESSE É O NOSSO IRMÃO CARLINHOS DA PADILHA O QUAL PODE ELE NÃO SABER MAS NOS MODERADORES DESTE BLOG CONHECEMOS E ADIMIRAMOS A SUA CASA E PODEMOS AFIRMAR QUE COMO SEMPRE A Sr PADILHA TOCA UMA QUIMBANDA LINDA O NOSSO ALUPANDÊ PRA ESSA MULHER LINDA QUE É A Sr PADILHA QUE ELA POSSA ESTAR SEMPRE ABRINDO NOSSOS CAMINHOS E POSSA ESTAR SEMPRE ILUMINANDO O NOSSO IRMÃO CARLINHOS PARA QUE ELE SEMPRE ESTEJA TOCANDO ESSA QUIMBANDA LINDA DA QUAL NOS DA ORGULHO DE SERMOS UMBANDISTAS.

O NOSSO SARAVÁ E MUITO AXÉ AO NOSSO IRMÃO CARLINHOS DA PADILHA

NÃO HÁ RESPEITO PELOS ORIXAS SEM QUE AJA RESPEITO PELA NATUREZA

  UMA OTIMA INICIATIVA DA ASSOCIAÇÃO DOS UMBANDISTAS DE BAGÉ
E A LIMPEZA DO ARROIO QUEBRACHO ONDE SÃO FEITAS AS HOMENAGENS A IEMANJÁ A POPULAÇÃO É ACONSELHADA A NÃO DEIXAR GARRAFAS A BEIRA DO ARROIO ENTREGA-SE O AXÉ A BEBIDA DO ORIXÁ E RECOLHE-SE AS GARRAFAS UMA INICIATIVA DO PRESIDENTE DE ASSOCIAÇÃO CARLOS ALBERTO E VICE PRESIDENTE HELENA MARTINS DESDE QUE A MESMA ASSUMIU A VICE PRESIDENCI DA ASSOCIAÇÃO MUITAS MELHORIAS FORAM FEITAS NO QUEBRACHO MANUTENÇÃO E CONCERVAÇÃO DA GRUTA TENDO MUITO FEITO PELA UMBANDA BAGEENSSE.

O NOSSO SARAVÁ A NOSSA QURIDA IRMÃ HELENA E AO NOSSO IRMÃO CARLOS ALBERTO.